Panorama da água no mundo

14 de março de 2020

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, uma data criada para conscientizar toda a população quanto a importância deste líquido precioso e vital para todas as formas de vida no planeta, sendo importante preservar e consumi-la com sustentabilidade e consciência, evitando o desperdício.

A importância da preservação da água aumenta quando levamos em conta que, apesar dela ocupar cerca de 70% da superfície terrestre, somente 3% dela é doce, própria para consumo, mas menos de 0,5% está acessível aos seres humanos, o restante está preso em aquíferos e geleiras. 

Além disso, a água doce não está distribuída de forma igual no mundo, pelo contrário, 60% dela está concentrada em 10 países: Brasil, Rússia, China, Canadá, Indonésia, EUA, índia, Colômbia e Congo, fazendo com que muitos continentes e países tenham uma escassez hídrica ainda maior, com efeitos colaterais nocivos para a fauna, a flora e os seres humanos.

Diante desse cenário, é importante adotar medidas que contribuam com a sustentabilidade ambiental, evitando vazamentos e desperdícios desnecessários, como torneiras abertas sem necessidades e banhos demorados, itens que não somente prejudicam a natureza, mas também pesam no orçamento ao final do mês.

Desta forma, procure sempre usar a água de forma consciente, evitando correr riscos de ficar sem esse líquido, essencial para você, seus filhos e todo o planeta.

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás