Como controlar melhor as contas?

11 de fevereiro de 2020

Ter um orçamento pessoal e doméstico saudável é conseguir encontrar o equilíbrio entre as despesas e receitas, controlando todos os gastos e contas mensais e se planejando para juntar um dinheiro extra, que pode ser direcionado para investimento, viagem ou estudos.

Para alcançar esse equilíbrio financeiro em seu orçamento, é importante criar o hábito de controlar as suas contas, tanto as já pagas quando aquelas ainda em aberto, de forma que você tenha uma noção clara do seu fluxo de caixa.

Continue acompanhando o artigo e descubra como controlar melhor as suas contas!

Faça da tecnologia sua aliada

Existem vários aplicativos de celulares que ajudam na tarefa de controlar as contas, inclusive mostrando uma previsão, a médio e longo prazo, de como estará a sua finança, com base nas entradas e saídas.

Nestes aplicativos, você pode definir lembretes mensais para pagar as contas em um determinado dia, e também lançar os valores pagos, ajudando a ter um controle preciso do seu fluxo financeiro.

Registre todas suas despesas (e receitas)

Uma dica primordial para controlar melhor as suas contas e manter o orçamento em dia é registrar todas as suas despesas e receitas, não negligenciando os trocados, aqueles gastos de R$ 1,00 ou menos que acabam sendo esquecido, mas que, ao final do mês, podem representar uma grande diferença no seu saldo.

Assim, crie o hábito de registrar tudo:

  • Custos fixos, como água, energia, telefone e impostos
  • Custos esporádicos, como alimentação e lazer
  • Receitas fixas, como salário
  • Receitas esporádicas, como bônus

Segmente suas receitas e despesas

Ao adotar a prática de registrar todas as suas receitas e despesas, você também conta com uma importante ferramenta para saber se você está gastando muito ou pouco em determinada área.

Por exemplo, se você têm o hábito de comer fora muitas vezes no mês, com esse registro você pode criar a meta de economizar e gastar menos com restaurantes no mês seguinte, o que impactará positivamente no seu orçamento.

Pague em dia e evite juros

Um dos principais vilões do orçamento doméstico são os juros embutidos nas contas, sem contar as multas cobradas por dia de atraso.

Evite ter essa despesa extra, procure se programar para pagar todas as suas contas em dia ou até mesmo antecipadamente.

Saiba mais sobre como economizar e controlar melhor as suas contas, acesse o blog da Conta Justa! http://contajusta.com.br/

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás