Dicas para economizar água no verão

11 de dezembro de 2019

Com a chegada do verão, a demanda pelo consumo de água aumenta, seja para aliviar o calor, seja pela sede, ou pelo uso mais intenso da piscina, e tudo isso faz com que seja necessário tomar alguns cuidados para evitar o desperdício, colaborando com a natureza e também com uma ContaJusta ao final do mês.

Está querendo saber sobre como economizar água no verão sem deixar de curtir a estação? Continue lendo…

Regue o jardim de manhã ou à noite

Uma boa maneira de economizar água no verão é regar o jardim de manhã ou à noite, evitando o período em que o sol está mais alto e forte (das 10h às 16h), isso porque a água evapora mais rapidamente nos momentos de calor intenso, comprometendo a irrigação das suas plantas e exigindo mais água para mantê-las saudáveis do que se estivesse regando-as mais cedo ou mais tarde.

Diminua o tempo do seu banho

Pode ser tentador tomar uma ducha fria para amenizar o calor ou limpar o suor e a areia da praia nos dias quentes, porém, é importante você procurar gastar o mínimo possível de tempo no banho, pois, quanto menos tempo o chuveiro passar ligado, maior a economia.

E não é uma economia pequena: enquanto um banho de 15 minutos gasta cerca de 135 litros de água, um banho de 5 minutos gasta somente 45 litros, o que representa um grande alívio para o seu bolso e para a natureza.

Cubra a piscina se não estiver usando

Outra dica importante para economizar água no verão é sempre procurar cobrir a piscina quando não estiver usando ela. 

Nos dias quentes a água da piscina evapora mais rapidamente, exigindo uma reposição constante do seu volume e, além disso, ao cobrir ela, há um menor acúmulo de impurezas, dispensando a necessidade de limpeza diária.

Tire proveito da ventilação natural

Essa dica também é válida para economizar na conta de energia elétrica no verão: deixe as janelas abertas e tire o máximo de proveito da ventilação natural.

Isso, em conjunto com o uso de ventiladores, que são cerca de 6,5x mais econômicos do que um aparelho de ar condicionado, areja e esfria o ambiente, diminuindo a sua sensação de desconforto com o calor e, consequentemente, reduzindo o seu suor e a necessidade de tomar mais banhos.

Com essas dicas, a natureza e a sua conta irão agradecer no final do mês, ao mesmo tempo que permite que você curta ao máximo o verão.

Interessado em saber mais sobre como ter uma Conta Justa em seu imóvel ou condomínio? Acompanhe o nosso site! http://www.contajusta.com.br

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás