Economizando no consumo de gás no inverno

21 de agosto de 2019

Com a chegada do inverno, as finanças domésticas e condominiais também costumam sofrer com as baixas temperaturas, principalmente se você resiste em apartamento equipado com caldeira a gás ou aquecedor de passagem, ainda mais exigidos por conta da água gelada que sai das torneiras e chuveiros, principalmente no começo do dia.

Assim, para evitar que o consumo de gás impacte significativamente no orçamento doméstico nos meses de inverno, é importante procurar formas de economizar em seu uso sem deixar de lado o conforto térmico. Isso pode ser feito adotando práticas como:

Manutenção preventiva

Para garantir a segurança no uso e também estender a vida útil do aquecedor a gás, é importante fazer uma manutenção preventivas, com o apoio de profissionais especializadas, de tempo em tempo – como anualmente – checando se não há pontos de vazamentos, bloqueios ou problemas no regulador de temperatura que aumentem o uso do gás, sobrecarregando o sistema e impactando no consumo. 

Evite misturar água fria e quente

Uma prática comum é ligar o aquecedor a gás na potência máxima e, em seguida, resfriar a água, até atingir a temperatura desejada, trata-se de um hábito pouco sustentável ambientalmente, contribuindo com o desperdício de água, gás e impactando na conta do mês.

Valorize a iluminação natural

Para não ficar ligando o aquecedor a gás todos os dias, é possível encontrar formas de valorizar a iluminação natural nos dias de sol. 

Ao invés de deixar todas as janelas fechadas, bloqueando a entrada de luz, mantenha-as fechada somente no vidro, evitando a entrada de ar frio ao mesmo tempo em que permite que os raios solares aqueçam o interior, tornando a temperatura ambiente mais agradável sem aquecedor.

Não prolongue o banho

A água quente no inverno é convidativa, principalmente quando a temperatura ambiente está baixa, e isso aumenta a tendência de prolongar o banho, levando mais tempo do que o normal, o que impacta diretamente no consumo de água e gás.

Assim, resista à tentação de prolongar o banho, mantendo a rotina e duração de sempre, independente do frio ou calor, colaborando com a natureza e também com as suas finanças.

Com essas dicas, o aquecedor a gás pode ser um importante aliado no combate ao frio do inverno ao mesmo tempo em que permite uma conta justa no final do mês.

Interessado em saber mais sobre como economizar em suas contas? Fique por dentro das nossas dicas, acesse www.contajusta.com.br

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás