Gestão Condominial de Qualidade

17 de julho de 2019

Parte da tarefa de administrar um condomínio empresarial ou residencial passa por conseguir desenvolver e implementar ações que ajudem na redução dos desperdícios – tanto financeiros quanto de recursos naturais, como água e gás – e que também colaborem com a melhoria na qualidade de vida e convívio entre os vizinhos.

Confira as nossas dicas e descubra como desenvolver uma gestão condominial de qualidade para o seu condomínio:

Elabore um planejamento de gestão condominial

Assim como na gestão de uma empresa, é importante ter um plano de ação para o condomínio, definindo as metas, objetivos e previsões de despesas financeiras, como reformas e melhorias na infraestrutura e equipamentos.

Esse planejamento deve ser elaborado com a participação de todos os moradores e proprietários, sendo uma forma de aumentar o envolvimento da comunidade com a manutenção e preservação do condomínio.

Mantenha um fundo de reserva financeiro

O fundo de reserva é uma forma de garantir que não faltará dinheiro em caso de um imprevisto, como parte da infraestrutura do condomínio ser afetada por variações climáticas. 

Assim, uma forma de garantir uma gestão condominial de qualidade é manter um fundo de reserva financeiro, algo como 5 ou 10% do montante acumulado no mês.

Crie uma equipe de apoio

Uma das principais coisas que podem atrapalhar uma gestão condominial de qualidade é querer ser responsável por tudo, cuidando, ao mesmo tempo, de tudo relacionado à parte jurídica, financeira e pessoal do empreendimento. É importante criar uma equipe de apoio, com profissionais de confiança responsáveis por cada setor administrativo. 

Priorize fornecedores de qualidade

Assim como cuidar da saúde, não dá muito certo pensar em economizar o máximo possível na hora de gerir as despesas condominiais. Na hora de elaborar um orçamento para reforma, manutenção da infraestrutura, ou fechar com uma empresa terceirizada de segurança, priorize a qualidade dos serviços fornecidos.

Desenvolva ações de sustentabilidade.

Uma das principais metas que uma gestão condominial de qualidade deve ter é procurar formas de reduzir o consumo de água e outros recursos naturais, não somente pensando na conta no final do mês, mas também na questão da sustentabilidade ambiental.

Dentre as ações que podem ser desenvolvidas, estão:

  • Conscientização do uso consciente da água entre os moradores e funcionários.
  • Estímulo do plantio de árvores frutíferas.
  • Substituir o uso de lâmpadas tradicionais por LED, que são mais econômicas no consumo de energia elétrica.
  • Verificação regular dos hidrômetros para identificar possíveis pontos de vazamentos.

Contrate consultoria de lazer e esporte

Investir na qualidade de vida e integração dos moradores e inquilinos corporativos do condomínio também é uma tarefa importante na gestão condominial, ajudando o bem-estar e o convívio você motiva todos a valorizarem ainda mais o patrimônio, respeitando as normas e convenções e também adotando novos hábitos que colaboram com a qualidade de vida e redução de despesas.

Esse investimento pode ser feito através de parcerias com academias para descontos na mensalidade, contratação de personal-trainer se já tiver um espaço fitness, organização de integrações culturais, como confraternizações, entre outros.

Saiba mais sobre como você pode fazer uma gestão condominial de qualidade acessando o site http://contajusta.com.br/

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás