Educação Financeira

12 de junho de 2019

Pensar em novas formas de economizar água e gás tem sido cada vez mais prioritário nas residências, empresas e condomínios, tanto pela questão do custo e impacto no bolso quanto devido à sustentabilidade ambiental. E uma das maneiras de economizar em suas despesas e no consumo é aplicar os conceitos da educação financeira no seu dia-a-dia.

A Educação financeira consiste em auxiliar as pessoas, empresas e condomínios a adotarem hábitos de consumo consciente e definição de metas mensais, os quais ajudarão a economizar dinheiro no final do mês.

Os princípios da educação financeira se aplica plenamente ao se pensar em formas de economizar no consumo de água e gás, consistindo em fazer pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos que, no final do mês, impactará positivamente em seu bolso e na natureza.

No projeto Educação Financeira e o Uso Consciente da Água no Dia a Dia, publicado em 2016, as pesquisadoras Lucinda Rodrigues da Silva e Renata Camacho Bezerra reforçam a importância de se investir na educação financeira para economizar água, afirmando que “podemos fazer um uso mais racional da água, que, além de fazer bem para o bolso da pessoa, que vai pagar menos taxa de água, também importante no sentido de proteger os mananciais.

As pesquisadoras complementam que a água deve ser vista como uma riqueza de valor imensurável, um bem precioso que custa caro de ser produzido e que, por isso, é importante adotar pequenas mudanças de hábito que ajudarão tanto no consumo consciente quando na economia financeira.

Mas, quais seriam esses hábitos?

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), é possível adotar os seguintes hábitos no seu dia-a-dia:

  • Ficar de olho no consumo registrado pelo hidrômetro, uma variação muito alta pode indicar possíveis vazamentos.
  • Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes.
  • Feche bem todas as torneiras depois do uso, evitando que fique pingando gotas.
  • Não utilize a privada como lixeira.
  • Ao tomar banho, feche a ducha enquanto se ensaboa.
  • Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto esfrega a roupa.
  • Evite jogar restos de comidas nos ralos das pias.
  • Ao lavar o carro, use um balde ao invés de mangueira.
  • Molhe as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver.
  • Use a vassoura para varrer a calçada.

Adotando essas simples mudanças de forma consciente, o seu bolso e a natureza agradecerá, bem como a conta no final do mês.

E você quais as práticas que tem adotado para economizar água? Divida seu conhecimento com a gente!

Saiba mais sobre as medidas que você pode adotar para economizar no consumo de água e gás de sua casa acessando http://contajusta.com.br/

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás