Os 10 mandamentos dos síndicos eficientes

06 de junho de 2019

Administrar um condomínio é uma tarefa trabalhosa e que exige muitas responsabilidades por parte dos síndicos, que devem conciliar toda a parte de gestão financeira, jurídica, patrimonial e pessoal de um empreendimento, ao mesmo tempo em que atua como conciliador em caso de desentendimentos de vizinhos, zelando pelo cumprimento das normas e convenções legais.

Um síndico eficiente é capaz de ter jogo de cintura para lidar com inúmeros imprevistos de todas as ordens e também consegue buscar soluções que ajudem a reduzir custos, como implementar novos sistemas que reduzam o consumo de água e gás.

Para que um síndico consiga atuar de forma eficiente na administração do condomínio, é importante que ele:

  1. Saiba estipular horários para o seu trabalho, não ficando disponível 24h por dia, 7 dias da semana.
  2. Saiba evitar tomar partidos diante de desentendimento de moradores, o síndico eficiente deve atuar como conciliador para que as duas partes cheguem a um acordo.
  3. Evite abraçar o mundo, cuidando de toda a parte de finanças, pessoal, segurança, mediação e as demais responsabilidades sozinho, é importante pensar como gestor e delegar tarefas.
  4. Conheça as leis, não somente as normas do Regulamento do Condomínio, mas também as municipais, como as leis de ocupação do solo.
  5. Seja organizado, para evitar se perder diante de todos os seus compromissos e deveres.
  6. Seja proativo em relação às demandas, percebendo, por exemplo, a necessidade de uma manutenção preventiva e buscando soluções.
  7. Não aja de forma autoritária, procurando sempre ouvir e zelar pelo cumprimento das regras já existentes.
  8. Seja criativo ao buscar formas de solucionar um problema ou uma demanda, buscando maneiras de estimular a economia no consumo de água ou organizando confraternizações entre os moradores.
  9. Seja zeloso com a manutenção, evitando que o condomínio ganhe aparência de abandono ou desleixo, o que desvaloriza o empreendimento e gera custos maiores em reparos futuros.
  10. Tenha uma comunicação transparente e acessível com todos os moradores e funcionários.

Seguindo esses mandamentos, um síndico eficiente consegue incentivar os próprios moradores a valorizarem mais o patrimônio, mudando a sua conduta em relação aos cumprimentos das normas e convenções e também adotando novos hábitos que influenciam no bom convívio e na qualidade de vida.

Saiba mais sobre como você pode fazer uma gestão eficiente do seu condomínio acessando o site http://contajusta.com.br/

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás