Economia de água e cultura

18 de março de 2019

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa consome 3,3 metros cúbicos (aproximadamente 110 litros/dia) por mês para consumo e higiene. Porém, nós brasileiros, consumimos até 200 litros, ou seja, 80 litros a mais do que o necessário. Apesar das inúmeras dicas na internet, comunicados nas empresas e condomínios residenciais, o processo é longo quanto se trata de hábito de consumo, uma vez que uma mudança cultural leva tempo para ser “absorvida” e praticada. Mesmo assim, o ContaJusta, empresa que fornece serviço para medição individualizada de água e gás, entende que quanto mais é divulgada as boas práticas de redução de consumo, mais os brasileiros tomam conhecimento e começam a mover-se para a mudança. Ser ambientalmente responsável é uma questão de necessidade hoje em dia, daí a preocupação com nosso futuro e o impacto que esta atitude pode gerar para o bem do planeta.

As práticas como tempo de banho, uso da água apenas para enxágue aos escovar os dentes, lavar roupas com a capacidade ideal (diminuindo a quantidade de lavagens), regar as plantas com regador ao invés de esguicho, varrer a calçada no lugar de lavá-la com água, entre outras dicas são comumente encontradas no mundo virtual. Mas até que ponto as informações estão sendo assimiladas por todos nós? Até que ponto as informações têm se tornado prática na sociedade? Será que teremos que esperar que a falta de água torne-se comum para entendermos a necessidade da sua redução? Perguntas como estas podem nos fazer refletir a caminho da mudança, e por isso insistimos em divulgar a importância dessas práticas.

Síndicos e Administradores devem continuar insistindo com os comunicados e também na orientação por meio das assembléias. O ContaJusta se mantém firme na divulgação de artigos como estes, pois a medição individualizada é o caminho mais transparente e visível, uma vez que o consumidor passa a pagar apenas pelo consumo próprio, e criando de uma forma acelerada a consciência da responsabilidade ambiental.

E você quais as práticas que tem adotado para economizar água? Divida seu conhecimento com a gente!

Quer saber mais sobre medição individualizada de água e gás? Acesse www.itron.com.br e faça parte do nosso futuro sustentável!

Voltar para as Notícias

is_front_page:

front_page:

Site description: Medição Individualizada de Água e Individualização de Gás